Brasil anuncia aumento de 9% no salário mínimo

A partir de Janeiro, valor da remuneração será de cerca de 247 euros. Presidente fez questão de anunciar aumento na véspera de Natal.

O Governo brasileiro anunciou nesta segunda-feira um aumento do salário mínimo para os 678 reais (cerca de 247 euros), a partir de Janeiro de 2013, o que corresponde a uma subida de 9% em relação ao valor actual.

 

O anúncio foi feito pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, à imprensa local. O “reajuste”, de cerca de 622 reais (perto de 225 euros), para os 678 reais, segundo Gleisi Hoffmann, segue a variação real do crescimento da economia, relativo a 2011, acrescido da inflação, que se situa nos 6,1%.

A presidente Dilma Rousseff “fez questão de que [o anúncio] ocorresse hoje, na véspera de Natal”, disse Hoffmann à imprensa.

O decreto que vai oficializar o novo salário mínimo tem publicação prevista para a próxima quarta-feira.

O Governo brasileiro anunciou também, para os trabalhadores que têm participação em lucros e resultados de empresas, a isenção do imposto sobre o rendimento (imposto de renda), até aos seis mil reais (cerca de 2000 euros). A isenção diz respeito a esta parte do vencimento.

fonte:http://www.publico.pt/e


publicado por adm às 20:31 | comentar | favorito
tags: